09/01/15

1# Carta para a tua melhor amiga

 Após tantos anos, era óbvio que isto tudo de te perder ia acontecer. Só nunca pensei que fosse tão precocemente. 
 Inacreditável como a morte de um animal pode ferir mais do que a morte de um ser humano, mas a verdade é que para mim, tu eras mais que minha gata. Eras a minha companhia, eras com quem eu falava mesmo sabendo que nada me responderias; eras a minha melhor amiga de verdade. Parecia que adivinhavas quando estava mais frágil e davas-me todos os carinhos do mundo para me fazer sentir melhor. E não era que o meu mood mudava por completo? A suavidade do teu pelo acalmava-me assim como aquele olhar tão pacífico que tinhas. Aturaste tantas birras, choros, brincadeiras e nunca desististe de mim; como conseguiste?
 Com a velhice a chegar, um tumorzinho nas maminhas fez-te fraquejar e sofrer. Até que percebi que o sofrimento que sentias, já era uma dor horrível que te consumia por dentro. Deixaste de comer, deixaste de correr, já só querias estar na minha caminha a descansar e a receber festinhas. Coisa que eu nunca te neguei, no entanto, era impossível deixar-te nessa angústia. Se fiz bem? Não sei. Se me senti bem? Mais ou menos. Por um lado, sabia que ias para um sítio melhor onde não tinhas que te preocupar com nada inclusive com as tuas dores, no entanto, saber que ia ficar sem ti, despedaçou-me o coração e fez-me querer morrer. Não sei como arranjei forças, mas a verdade é que arranjei e fui contigo na tua última viagem até ao veterinário, afinal de contas, não te poderia virar costas quando tu sempre te importaste comigo e acredito que sempre te importarás. Estavas com um olhar tão assustado que me dava vontade de te trazer de volta para casa, mas para quê? Para continuares a sofrer? Não valia a pena estar a fazer-te passar por isso tudo. 
 Enquanto arrumava ideias sobre este texto, mesmo antes de o escrever, pensei que conseguisse dizer tudo. Mas agora percebo que faltam muitas palavras para te descrever e adjetivar todos os nossos momentos. A realidade é que te quero de volta, pois eras a minha luz-guia que me orientava em tudo. Até quando estava a estudar, tu teimavas vir para cima dos meus cadernos para os deixar e dar-te mimos... Eras tão engraçada e linda... E eu sinto tanto a tua falta. 
 Continuas a ser a minha princesinha, amo-te sempre.
 Fica tanto por dizer (...) mas ao menos assim já consigo lidar melhor comigo própria. 
13.08.2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário